terça-feira, 14 de março de 2017

O Amor que Jesus nos Ensinou



O Evangelho segundo o Espiritismo nos ensina que: “Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana, porque essa família todos a encontrareis, dentro de certo período, em mundos mais adiantados; e os Espíritos que a compõem são, como vós, filhos de Deus, destinados a se elevarem ao infinito. Assim, não podeis recusar aos vossos irmãos o que Deus liberalmente vos outorgou, porquanto, de vosso lado, muito vos alegraria que vossos irmãos vos dessem aquilo de que necessitais. Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça.”

Jesus foi o maior símbolo da palavra amor que o planeta terra já teve. Em sua passagem entre nós Ele nos ensinou e nos deixou os exemplos do amor, do perdão, da caridade, da tolerância, da humildade, do não julgar e da honestidade.

Ele trouxe para nós o maior dos mandamentos do reino de Deus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” e complementou-o com o de amar aos nossos inimigos.

Mas o que Jesus quis dizer com amar? O que é amar?

Ter compaixão (desejo de aliviar o sofrimento do outro), querer o bem, ajudar sempre que necessário, não ter ciúmes, raiva ou egoísmo. Amar nosso inimigo não quer dizer que ficaremos abraçando ou beijando-o, mas significa que o ajudaremos no que precisar, que teremos compaixão por ele.

Os povos primitivos não conheciam o amor, ele surgiu na medida que os povos evoluíram. Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Todos, desde uma criança pequena a uma pessoa má possuem a essência divina do amor. Seja por uma pessoa, um objeto ou um animal.

"Amai bastante, para serdes amados." Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.). Quanto mais a gente ama mais somos amados. Um grande exemplo dessa frase é perceber que normalmente só recebemos carinho quando o damos também. O amor transforma nossos sentimentos.

São exemplos de amor: amor à vida, amor ao próximo, amor aos inimigos, amor à natureza, amor à Deus, amor à família, amor ao estudo, amor ao trabalho, amor à pátria, amor à religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário