domingo, 20 de março de 2016

A Páscoa para o Espírita



Vocês ganham ovos de chocolate, Vocês sabem o que é Páscoa?, O que significa a Páscoa?

Alguém sabe o que é Páscoa?

É o dia em que nós ganhamos ovos de chocolate do coelhinho da Páscoa. Isso é o que nós pensamos, mas na verdade Páscoa não é isso não... Vamos ver se nós aprendemos hoje o que é a Páscoa.

"Há muito, muito tempo, lá na terra onde Jesus nasceu, os judeus comemoravam a entrada da primavera, por ser uma época em que os campos se enchiam de flores e o pasto ficava todo verdinho, anunciando que em breve se poderia fazer a colheita dos frutos e cereais, que iriam garantir a comidinha pra todo mundo que morava lá.

Era nessa época também que animais mais cresciam. Nasciam muitos carneirinhos e ovelhinhas. Por isso os pastores comemoravam com muito amor a chegada da primavera, que na língua deles se chamava Páscoa.

Muito mais tarde, na época de Jesus, a festa da primavera ou páscoa, teve outro significado para o mundo cristão.

Nós sabemos que Jesus Cristo, veio pregar o amor entre as pessoas, mas não foi compreendido pela maior parte da população e pelos reis da época, e por isso foi crucificado. Ora, essa crucificação aconteceu na época da Páscoa. Depois de ficar crucificado por três dias, quando foi retirado da cruz, Jesus foi enterrado em um local bem seguro, com uma pedra fechando a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá, durante a noite por seus amigos. Guardas tomavam conta do lugar, viram à noite que a terra estremeceu e de dentro do lugar onde estava a pedra, Jesus apareceu, conforme havia prometido, que ressurgiria dos mortos, ao 3º dia, provando assim que a vida que Deus nos dá é eterna.

Quando os amigos de Jesus souberam que ele continuava vivo após ser crucificado, ficaram muito felizes, e como era época das festas de Páscoa (ou festa da primavera) deram a esse fato o nome de Páscoa da Ressurreição, que é comemorada todos os anos pelos cristãos".

Entenderam? Tá, mas e o coelho e os ovos? O que eles têm a ver com tudo isso? Vou tentar explicar.

O ovo é o símbolo da vida. É através dele que todos os animais nascem e se reproduzem. Vocês já viram quando a galinha choca os ovos, como nascem os pintinhos que mais tarde serão galos e galinhas também?

Pois é, o ovo é usado na Páscoa para representar a Vida Eterna, que é o que Jesus sempre nos ensinou.

Assim, com o passar dos anos, para ficar uma festa ainda mais gostosa, os ovos que representam a vida eterna, começaram a ser feitos de chocolate.

E o coelho?

Bem, o coelho por ser um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a ideia de alegria e felicidade, é utilizado como aquele que nos traz a notícia da vida eterna de Jesus Cristo.

Assim sendo, juntaram-se as duas figuras Coelho + Ovo de chocolate e crianças ficaram felizes no dia da Páscoa, muitas vezes sem saber o significado desse dia.

Então, agora que vocês já sabem a verdadeira história da Páscoa, quando ganharem seus ovinhos de chocolate, lembrem-se que Jesus é o verdadeiro motivo dessa festa, e que devemos guarda-lo sempre em nosso coração, comemorando com o papai, a mamãe, nossos irmãozinhos e amiguinhos, com muito amor, o que Jesus nos ensinou: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos."

Para complementar :

Jesus está vivo!

Quando Jesus veio à Terra, Ele só fazia o Bem, praticava a Caridade, ensinava as pessoas e as criancinhas a se amarem porque Deus é Amor.

Jesus ensinava o Seu Novo Mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei"


Fonte: Evangelização Sementinha Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário