segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Progressão dos Espíritos (Texto)



O que significa a palavra progresso? É um movimento para diante, frente; é progredir, avançar, melhorar-se, desenvolver-se.

Quando vocês estão caminhando, qual é o movimento que fazem? Para frente, não é verdade? Não caminhamos de costas se não estaríamos regredindo, recuando ou voltando para trás.

Quando fomos criados, Deus nos fez espíritos simples como os bebês quando nascem nada sabíamos. Vocês já viram uma criança logo após o nascimento? Pois é, logo que a criança nasce ela já tem vários obstáculos a vencer, o primeiro deles é aprender a respirar, depois em seguida ela aprende engatinhar assim por diante. Assim foi conosco quando espíritos no universo, Deus nos criou e então reencarnamos muitas vezes em muitos mundos para desenvolver nossa inteligência e nossos sentimentos. O objetivo ao reencarnarmos é evoluir.

Deus criou também muitas Leis – as leis são conjuntos de regras que regulam os acontecimentos – e uma delas é que nos faz estar progredindo ou evoluindo.

Estou me referindo a Lei de Progresso que faz o homem progredir, melhorar-se, pois somos espíritos imperfeitos possuímos muitos sentimentos negativos ainda no coração e poucos conhecimentos a serem adquiridos com as nossas peregrinações pela terra e outros mundos.

No início da humanidade os homens viviam nas cavernas, não tinham casa, mal se vestiam, comiam com as mãos, não conversavam entre si porque nem existia a linguagem, quanto mais a escrita! Tínhamos a aparência do macaco, peludo, inclinado e com o tempo o homem foi evoluindo até ser o que ele é hoje.

A evolução é para todas as criaturas de Deus, todos os reinos: mineral, vegetal e animal. Quando estamos em um degrau da evolução, não regrediremos (não caminhamos para trás), pois é da lei ninguém desaprender o que já aprendeu. Será assim, quando aprendo fazer cálculos simples em matemática posso e estou preparado para aprender outro mais complexo.

Há duas espécies de progresso que somos submetidos: o progresso intelectual e o progresso moral. Percebemos o progresso físico, no meio em que vivemos, e o progresso espiritual, no íntimo de cada um.

Á medida que a criatura vai adquirindo conhecimento, necessita usar todos os seus recursos na realização do bem e na construção de um futuro melhor.
O progresso intelectual ou da inteligência se dará por meio dos estudos e de muita leitura. O progresso moral dar-se por meio das conquistas das virtudes, tais como: bondade, humildade, tolerância, honestidade, paciência dentre outras.

O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, pois num período da nossa existência, ele poderá se adiantar em ciência, por exemplo, outra em moralidade.

Os maiores obstáculos ao progresso moral são o orgulho e o egoísmo, porquanto o progresso intelectual se efetua sempre. Os dois progressos no homem são necessários, mais o moral é muito importante, pois que adianta ser inteligente e estudado, mas não se tem coração? Se não tem amor e caridade pra com nossos irmãos?

Devemos, pois não só nos preocuparmos com o desenvolvimento intelectual, mas principalmente com o nosso aprimoramento espiritual através do qual encontraremos novos caminhos de paz e entendimento que nos garantem a alegria e nos ajudam na ascensão espiritual.

Sempre em que há progresso (o movimento que impulsiona o ser para frente) há evolução (passagem progressiva ou constante de um estado para outro).Ao evoluirmos estamos nos aperfeiçoando e o mundo que habitamos também evolui junto.

E à medida que conseguirmos estabelecer a diferenças entre o bem e o mal, exerceremos melhor nosso livre arbítrio crescendo em nós a noção de responsabilidade no pensar, falar e agir.

Há três etapas para progredirmos: a 1ª é compreender que é preciso mudar; a 2ª ter boa vontade e esforçar-nos; a 3 ª agir, por em prática.

O mecanismo da evolução é ação, atividade e trabalho. Tudo no Universo é ação, dinamismo, movimento. Somos Espíritos em evolução e evoluímos pela atividade, pelo esforço próprio, pela ação e pelo trabalho.



Texto : Evangelização Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla- Simone Anastácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário