segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O que ocupa nossos Pensamentos?



















Como pensamos, sentimos e agimos. Os pensamentos têm uma influência determinante sobre as emoções e o comportamento de uma pessoa.

Nossos pensamentos são uma poderosa força geradora de emoções e comportamentos que nos aproximam ou afastam de Deus, de nós mesmos e de nossos semelhantes. Com eles formamos o ambiente interno de nossa alma. Somos felizes e infelizes segundo nossos sentimentos.

Se pensar no bem, sentirá e agirá no bem, se pensar no mal, sentirá e agirá no mau, se pensar com caridade, vai sentir e agir com caridade.

Todos os valores morais (conjunto de sentimentos) nosso, são resultados dos pensamentos que guardamos em nosso coração.

Estes valores formam nosso caráter. Se você é agressivo e desrespeitoso, guardas no coração sentimentos inferiores. Se calmo e compreensivo, guardas sentimentos nobres.

Podemos nos avaliar segundo nosso agir. Para nos corrigirmos é preciso nos conhecer. No Livro dos Espíritos Kardec (q.919) perguntou como o homem pode melhorar a si mesmo e resistir às tentações, responderem simplesmente os Espíritos elevados a Kardec, que era conhecendo a si mesmo.

A mudança interior começa na mudança dos pensamentos.

Os pensamentos são ondas que tem cor e som. Pensamentos bons, ondas coloridas, sons harmoniosos; pensamentos maus, ondas de cores feias, sons desagradáveis.

Bons pensamentos, bons sentimentos.

Pensamentos infelizes (negativos) atraem forças, ou, energias negativas e logo se segue em ações. Quando você pensa de uma forma, age segundo ela. E para manter o equilíbrio espiritual ou sentimental devemos evitar atitudes com consequências infelizes, vigiando constantemente o pensamento.

Vigiemos ao notarmos nossos pensamentos formando em nossa mente que será mais fácil consertá-los.

Se você percebe que seu pensamento está desvencilhando para o ódio, pensa no amor; se raiva ou vingança pensa no perdão; se impaciência, pensa na paciência e assim em diante.

Fazendo esse exercício diário você perceberá os pensamentos negativos nascendo bem antes de sua formação e os modificarão.

Devemos cuidar para que nossos pensamentos, palavras e ações, não sejam contrários á lei divina.



Fonte: Evangelização Espírita Infantil, de Simone Anastácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário