quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bem-aventurados os Pobres de Espírito























O que se deve entender por pobres de Espírito

Disse Jesus: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.
Para Jesus, os pobres de espírito são as pessoas humildes, ou seja, os Seres Humanos que têm consciência de que os talentos que possuem são uma dádiva divina. O belo deve agradecer a sua beleza. O inteligente deve agradecer a sua inteligência. O rico deve agradecer a sua riqueza. Também o pobre deve agradecer por estar vivo e que, apesar da pobreza, tem a chance de aprender que a maior de todas as riquezas é o amor. É uma bobagem se entristecer por não possuir bens materiais que permanecerão na Terra, após sua morte, e que não terão nenhuma serventia no mundo espiritual. Aquele que se acha superior, melhor que os outros por ser belo inteligente ou rico, é um tolo.

Aquele que se elevar será rebaixado

Humildade é sinônimo de respeito. Ganhamos a vida de presente, por essa razão, devemos honrá-la, cumprindo as leis de Deus. Devemos ter em mente que somos pequenos. Um grão de areia, perdido numa praia. Mas, se nos conscientizarmos de nossa pequenez depositando fé no Senhor, aos Seus olhos nos tornaremos gigantes.

Joguemos no lixo o orgulho e a ambição desmedida para, como formiguinhas, fazermos nossa parte. O esforço pessoal de amar fraternalmente, somado ao de muitos, terá o poder de mudar o mundo, tornando-o um lugar melhor para se viver.

O orgulho e a humildade

Há muita pobreza no mundo. Por essa razão é bastante comum ver as pessoas que possuem muito dinheiro acharem-se melhores que as outras. Porém, pergunto-lhe: “Conhece alguém que seja mais rico que Deus?” Se o Senhor ama a todos, igualmente, o que devemos pensar daquele orgulhoso que se julga superior? A resposta é só uma: “Um coitado que esconde, atrás da riqueza, a alma enfraquecida.”

Riqueza maior é aquela almejada em todo e qualquer mundo existente. A moeda usada por Deus é o Amor. É o único patrimônio de real valor que podemos carregar em nossos corações existência afora.

Missão do homem inteligente na Terra

Inteligente é o homem que tem como missão na Terra seguir as leis de Deus.


O Evangelho segundo o Espiritismo para Infância e Juventude, (A partir de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário