terça-feira, 10 de maio de 2011

Paz para os outros e Paz Interior

Olá amiguinhos !

Hoje o nosso assunto é a Paz.

Vamos conhecer mais um pouco sobre ela?



















Paz para os outros

Hoje vamos refletir sobre a paz para os outros. Isto ocorre quando a paz parte de nós em direção aos outros, numa espécie de doação que podemos fazer.

Antigamente se usava uma saudação muito boa e bonita: “A paz esteja contigo” ou “A paz esteja neste lar”. Infelizmente não se usa mais.

Quando dizemos, de coração “A paz esteja contigo”, estamos desejando paz ao outro e ao mesmo tempo criando em nós próprios um estado de paz.

Outra forma de desenvolvermos paz para os outros é estarmos nós mesmos em paz. Assim, os outros vão se contagiando com ela. Já a presença de pessoas agressivas, violentas, mal humoradas é muito desagradável; desarmoniza qualquer ambiente.

Por isso todos gostam de pessoas que cultivam paz interior, que são afetuosas e respeitadoras.

Vocês sabiam que muitas pessoas fizeram da paz o seu objetivo de vida?

Há muitos grupos de pessoas, muitos movimentos e até mesmo instituições cuja finalidade é trabalhar pela paz. Há até mesmo uma universidade da paz em Brasília, a Unipaz.

Observem só, que coisa interessante. Enquanto tantas pessoas vivem em função da violência, da agressão e da maldade, muitas outras dedicam suas vidas a trabalhar pela paz, pelo bem-estar dos outros, para diminuir os sofrimentos dos outros. São pessoas que, mesmo estando numa luta constante pelos seus ideais, com certeza, por dentro, estão em paz e com a consciência tranqüila.

Mas há também a paz coletiva.

O dicionário diz que a paz coletiva está na ausência de lutas, de violência, de perturbações sociais, de guerra...

O Brasil, por exemplo, é um país que sempre se esforça para que haja paz entre as nações.

Existem organizações internacionais, assim como a ONU (Organização das Nações Unidas), que tem em seus objetivos manter a paz mundial. Assim, quando ocorrem situações de conflito entre países, a ONU procura encontrar soluções pacíficas para os problemas. Ela também se ocupa com a questão dos direitos humanos, procurando fazer com que sejam respeitados.

Muitas vezes também ocorrem situações delicadas entre dois ou mais países. Então, para evitar uma guerra, governantes de outros países se reúnem para tentar encontrar soluções, visando à pacificação. Isto é muito bom.

Mas a violência também está na injustiça, no trabalho escravo, na corrupção...

A injustiça é uma violência que se pratica contra alguém, ou contra seus direitos naturais.

O trabalho escravo violenta os direitos do trabalhador.

Já a corrupção é a violência contra o povo e contra a própria justiça.

Hoje a mídia mostra continuamente a ação de corruptos que se apropriam de valores que são pagos pelo povo, na forma de impostos.




















A Paz Interior


Podemos entender a paz individual como sendo um estado de espírito sem ira, sem desconfianças e sem esses sentimentos negativos que as pessoas costumam guardar no coração, como o ciúme, a inveja e o ódio.

A paz é uma condição interior de tranqüilidade, de não violência.

Muitas pessoas conseguem manter essa paz interior, apesar de situações complicadas. Já outras se estressam por qualquer coisa e outras, ainda, partem para a agressão por qualquer motivo.

A paz é um estado de espírito benéfico, permite a construção de bem-estar e de contentamento. Ela só nos faz bem. E o mais interessante é que ela pode ser cultivada.

Uma forma bem simples é nos acostumarmos a pensar nas paz, procurando senti-la em nosso interior, e nos momentos de raiva repetir mentalmente a palavra “paz”, várias vezes, procurando sentir essa pacificação se instalando dentro de nós.

Agora que tal fazermos juntos uma prece pela Paz?



















Prece pela Paz


“Deus, nosso Pai !

Pedimos tua ajuda para a humanidade, para que ela se torne mais pacífica; que todas as pessoas possam compreender a importância da paz, o quanto ela nos faz bem.

Pedimos também por todas as pessoas que estão sofrendo neste momento.

Dá alívio a toda dor e ampara os que estão passando fome ou não têm onde morar.

Ampara as crianças abandonadas e ajuda-as a encontrar alguém que cuide delas.

Finalmente te agrademos por tudo que temos, pela família, pelo amor, pela vida, pois sabemos que é ela, a vida, a grande escola do nosso espírito...

Assim seja.” (Saara Nousiainen)


Texto adaptado do livro Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescentes, por Saara Nousiainen

Nenhum comentário:

Postar um comentário