sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os Evangelhos












A doutrina de Jesus está contida nos Evangelhos ou Novo Testamento, como também são chamados.

Além de suas lições, os Evangelhos nos contam a vida de Jesus durante os três anos que dedicou ao esclarecimento da humanidade.

Jesus nada deixou escrito.

Todas as tardes, depois do trabalho diário, o povo se reunia ao redor de Jesus e ouvia suas palavras cheias de fé e de esperança e aprendia com ele como devia viver de acordo com as leis de Deus.

Jesus aproveitava todas as ocasiões oportunas para ensinar. Assim, quando ele viajava para Jerusalém, capital de seu país, ele se detinha em todas as aldeias que encontrava no caminho e ensinava aos seus habitantes a sua doutrina.

Jesus escolheu doze discípulos para ajudá-lo a espalhar a palavra de Deus. De vez em quando os enviava às cidades vizinhas para instruírem os seus moradores.

Aos poucos os seus ensinamentos começaram a ser conhecidos por toda a parte.

Quando Jesus partiu para o mundo espiritual onde habita, seus discípulos resolveram escrever as lições do Mestre.

Escreveram-se muitos Evangelhos mas os que chegaram até nós são apenas quatro que se atribuem a Mateus, a Marcos, a Lucas e a João.

A parte principal dos Evangelhos é o Sermão da Montanha que se acha no Evangelho de Mateus. Conta-se que esse Sermão foi pronunciado por Jesus de cima de uma colina, rodeado de grande massa de povo.

O sermão da Montanha é o fundamento da Moral Cristã e devemos considerá-lo o regulamento que precisamos observar se quisermos caminhar para Deus.

Os Evangelhos têm passagens suaves e consoladoras que revigoram nosso espírito.

A leitura constante dos Evangelhos é um hábito salutar que devemos adquirir.


Eliseu Rigonatti

Do livro Catecismo Espírita, de Eliseu Rigonatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário