sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Noções do Evangelho














O que quer dizer Evangelho?

Boa-Nova – Nova de Salvação.

Qual o fundador do Evangelho?

Jesus Cristo, o Diretor do nosso sistema planetário, que veio à Terra com a especial missão de trazer, a todos, a Religião do Amor.

Deve-se ler o Evangelho?

Sem dúvida: só ele narra a Vida de Jesus e os seus ensinos.

No que consistem esses ensinos?

Na prática da Caridade e nos deveres que temos para conosco, para com Deus e para com o nosso próximo.

O Evangelho ensina doutrina diferente da do Espiritismo?

Não poderia ensinar, visto como a missão do Espiritismo é a pregação do Evangelho em Espírito e Verdade.

Quais são os trechos dos ensinos de Jesus que se acham no Evangelho?

Os ensinos de Jesus foram orais e práticos. Ele não se limitava a falar, ensinava praticando. No Sermão do Monte, por exemplo, Jesus resumiu a Sua doutrina. Ao terminar o discurso, quando desceu do monte, aproximou-se dEle um leproso e o adorou, rogando-lhe: “Senhor, se quiseres, bem podes tornar-me limpo”.

E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: “Quero, fica limpo.” E no mesmo instante ficou ele livre da lepra (Mateus, Cap. VIII, 1 a 4).

E assim, consecutivamente, o Mestre agia, fazendo entrar em todos a Sua palavra, não só pelos ouvidos como também pelos olhos.

Para que todos o compreendessem melhor, Ele expunha em forma de parábolas a Religião que deviam abraçar. É assim que vemos, por exemplo, na Parábola do Semeador, o meio de aprendermos os Seus ensinos, na figura da terra boa que recebe a semente e produz frutos em abundância (Mateus, XIII).

A Parábola do Tesouro Escondido e a da Pérola ensinam o meio de procurarmos as coisas espirituais, ou seja, o “reino dos céus”, e assim por diante.

Jesus ensinou a reencarnação?

Sim, no colóquio que teve com Nicodemos, cap. III de João. Jesus disse a Nicodemos que este precisava nascer de novo para ver o reino dos céus. Depois da transfiguração, quando desciam do Monte, anunciou a reencarnação do profeta Elias que recebeu o nome de João Batista.

E o que dizia Jesus sobre a comunicação com os Espíritos?

A Sua doutrina é a sanção desta Verdade. Se assim não fosse, Ele não evocaria os Espíritos de Moisés e de Elias, que Lhe apareceram no Tabor e com Ele conversaram na presença dos Seus discípulos: Pedro, Tiago e João. E o próprio Jesus não apareceria e não se comunicaria com todos os seus discípulos depois da morte no Gólgota.

E Jesus disse também alguma coisa sobre os outros mundos habitados?

Querendo dar aos Seus discípulos a entender que assim é, afirmou: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”.

A doutrina espírita tem, então, a sanção divina?

Já se viu que sim, e por este trecho do Evangelho verificou-se bem claramente que o Espiritismo foi predito e prometido por Jesus: “Eu vos tenho falado estas coisas, estando ainda convosco: mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos disse” (João, cap. XIV, 26).


Cairbar Schutel

Do livro Espiritismo para Crianças, de Cairbar Schutel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário