segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Resposta que não veio


















- Argh! ... Que chateação!!! Todo dia a mesma coisa!...

Era o Cadu reclamando, aliás, como fazia sempre na hora de resolver os deveres de casa e estudar as lições da escola. Só mesmo com a mãe ali, insistindo, é que o garoto procurava os livros.

Vovô Nicomedes, assentado em sua velha poltrona assistia a cena diária. Foi quando resolveu chamar o neto dizendo:

- Cadu, venha cá um instante que o vovô quer lhe mostrar algo.

Mais que depressa Cadu se levantou, doido para ficar livre dos deveres, ainda que por pouco tempo.

Abrindo um grande livro, vovô perguntou, apontando para determinada página:

- Que você está vendo aí, Cadu?

- Que legal, vô! Parece que são vários modelos de naves espaciais!

- Não são modelos prontos; são estudos de naves... Muitos profissionais, altamente especializados, estão há alguns anos estudando, para chegarem a um modelo viável, isto é, um modelo de veículo espacial que seja capaz de ser fabricado e possa ser fabricado sem problemas nessas viagens de pesquisa no espaço.

- Puxa, vô, mas são precisos tantos anos para se desenhar um veículo desses?

- Não é só desenhar, Cadu. Engenheiros, geólogos, astronautas, biólogos, mecânicos e muitos outros profissionais dão as informações de sua área para que tudo seja considerado em um projeto desse que custa muito caro.

- Deve ser muito legal trabalhar construindo uma nave espacial. Já pensou, vô, a gente observar um veículo chegando em Marte e poder dizer assim: Eu ajudei a construir aquela nave! – falou Cadu, com os olhos brilhantes, pois carros, aviões, espaçonaves eram sua paixão.

- Você pode cultivar e trabalhar por esse sonho, Cadu.

- Ah, vô, eu gostaria muito é de ser alguma coisa para qual a gente não tivesse que estudar...

- Pois vamos fazer um trato – propôs vovô Nicomedes – se você achar alguma coisa que se possa fazer ou ser sem que seja necessário estudar, ter conhecimento, eu mudo minha opinião a respeito da utilidade do saber. Se você não encontrar resposta a esta questão, então deverá prometer que olhará os livros com mais carinho, e valorizará o estudo.

Achando que seria moleza vencer a aposta, Cadu falou:

- Certo, vô. Me dê cinco minutos e lhe entrego uma lista de coisas que podemos ser ou fazer sem precisar de estudar.

Cadu pensou...., pensou...

- Como é, Cadu, tá difícil?

- É, vô, acho que perdi esta... Qualquer coisa que eu escolha, se não tiver um pouco de conhecimento, por menor que seja, não dá para fazer...

- É isto mesmo, Cadu. Sem estudo, sem conhecimento não progredimos. E o conhecimento que adquirimos com o estudo é patrimônio do Espírito, nunca se perderá, valendo não só para esta, como para outras vidas... Estamos investindo na eternidade! Mas, afinal, o que você gostaria de ser, de fazer como profissão?


Autor desconhecido

Fonte: Ciclo 1 – Apostila AME (Evangelização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário