sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Responsabilidade

Olá Amiguinhos !

Agora vamos falar sobre responsabilidade. Quem sabe o que isto significa?

Para ilustrar um pouquinho sobre o assunto vamos acompanhar a historia de Mariazinha e a sua pecinha de teatro.


Vamos contar o que aconteceu com a Mariazinha:

Ela teve uma idéia genial. Iria organizar uma pecinha de teatro na escola.
















Com as idéias fervendo na mente, convidou duas colegas, a Nicinha e a Joana, para escreverem o roteiro da peça junto com ela. As três, encantadas com a idéia, trabalharam muito e conseguiram. O roteiro da pecinha ficou pronto e muito bom.

Muito animadas, foram falar com a diretora da escola, que gostou muito da idéia e até marcou a data da apresentação.

As meninas convidaram o Lúcio, um colega de classe, para fazer o papel masculino da peça, e os ensaios tiveram início no mesmo dia. Na véspera do dia marcado para a apresentação, Lúcio não compareceu ao último e decisivo ensaio. Telefonaram, mas ele não estava em casa. Havia saído com uns amigos.

As meninas ficaram desesperadas porque o papel do Lúcio, apesar de pequeno, era fundamental.

– E agora? – perguntou Mariazinha. – Que vamos fazer? Por causa da falta de responsabilidade do Lúcio, vamos ter de cancelar a peça, justo agora, quando todos os pais de alunos já foram convidados e está tudo pronto, inclusive os cenários. Só faltava mesmo esse último e decisivo ensaio.

Joana, com ar muito zangado, falou:

– Como é que o Lúcio pôde fazer uma coisa dessas? Garoto irresponsável... tanto trabalho, tantos sonhos vão por água abaixo!

Mas Nicinha levantou a cabeça e disse:

– Não vai ser por causa desse Lúcio que vamos cancelar a peça. Acho que meu irmão poderia fazer. Ele tem muita facilidade para decorar textos e já participou de várias peças.

Bem, o problema ficou resolvido, e a peça foi um sucesso, mas... como ficou o Lúcio nesse contexto?


Saara Nousiainen, do livro Ensinando Valores ( Cinco minutos de valores humanos ).

















Com essa historinha podemos entender melhor o que seja responsabilidade. O Lúcio assumiu um compromisso com a Mariazinha deixando de cumpri-lo para sair e se divertir com os amigos. Agindo assim, ele não foi responsável causando um grande transtorno para a pecinha da Mariazinha na escola.

É lógico que existem situações em que não podemos cumprir com um compromisso assumido, porém, sempre que isso acontece devemos nos justificar com as pessoas e buscar soluções para resolver os possíveis problemas que iremos causar.

A responsabilidade é uma característica das pessoas de bem. “E nós ? é claro que queremos ser pessoas responsáveis, não é ?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário