sábado, 29 de maio de 2010

A Casa Espírita


















Túlio era um garoto muito inteligente e gostava de aprender coisas novas.

Em sua casa, Túlio colecionava livros e gostava de transformar objetos sem uso em invenções. Naquele dia, ele estava em casa de sua prima Iolanda a montar algo a pedido da garota. Era uma casa. Enquanto ele remexia uma porção de objetos, Iolanda muito empolgada, não parava de falar:

- Essa é a minha casa espírita. Vou levá-la para a Tia Mara na próxima aula de evangelização.

Túlio, ainda que entretido com o seu trabalho, não resistiu à curiosidade e perguntou :

- Casa Espírita ! , mas, o que é uma casa espírita ?

D. Hortência, a mãe de Iolanda, acompanhava de longe a conversa dos dois e esperava ansiosa pela resposta da filha.

- Ué Túlio ! Você não sabe o que é uma casa espírita ? – exclamou Iolanda um tanto admirada.

- Não. Você pode me explicar, por favor ?


















- A casa espírita é um lugar onde aprendemos e praticamos os ensinamentos do Evangelho de Jesus. É lá que eu vou sempre aos sábados, pela manhã e ouço estórias maravilhosas contadas com muito zelo pela Tia Mara, a nossa evangelizadora.

- Ah ! Entendi. – disse Túlio – É tipo uma escola, não é mesmo ?

- Humm !..., Mais ou menos – respondeu ela demonstrando uma certa dúvida.

D. Hortência, que já freqüentava a Casa Espírita Amor e Caridade, resolveu então ajudar aos dois.

- Isso mesmo ! – disse ela, complementando : - A casa espírita é antes de tudo um lar, porque ela nos acolhe, oferece amor e carinho e também auxílio a quem precisa do alimento, da roupa e do agasalho. É uma escola de iluminação espiritual, porque ela nos ensina a sermos melhores, a nos entendermos e a compreendermos também tudo o que vemos à nossa volta. Nela, a Iolanda aprende toda essas coisas com a Tia Mara, na evangelização infantil, e lá tem, como em toda escola, grupo de estudos, palestras ...

- Que legal ! – exclamou Túlio, atento as explicações de D. Hortência.

- Além de ser um lar e uma escola, lá também é um hospital.

- Nossa ! Como assim Tia Hortência ? – perguntou o menino admirado, arregalando os olhinhos.

- A casa espírita cuida dos problemas de nossa alma e atende também aos espíritos desencarnados. Lá tem as pessoas voluntárias encarregadas pelo atendimento fraterno, pelos passes, pelas mediúnicas, por isso, podemos dizer que é também uma oficina.

Os olhos das crianças brilhavam de contentamento com as explicações da D. Hortência, porém Túlio, quase terminando a sua tarefa, resolveu tirar mais uma dúvida :

- E por que casa espírita ?

- Porque toda a equipe de pessoas que trabalha e freqüenta a essa casa, estuda e acredita na Doutrina Espírita, que foi codificada por Allan Kardec e lá se reúne para aprender e a divulgar o Espiritismo e os ensinamentos do Mestre Jesus.

As crianças estavam muito felizes. Túlio concluiu o seu trabalho dizendo :

- Prontinho Iolanda !, Aqui está a sua casa espírita.- disse ele entregando a sua obra a menina - construí essa casa para você com o amor e carinho que tem num lar, com a sabedoria e o esclarecimento que encontramos numa escola e com a fraternidade e dedicação dos que cuidam dos problemas das nossas almas e dos espíritos, como num hospital.

- Muito obrigada Túlio ! Ficou muito linda ! – exclamou alegremente a menina.

D. Hortência, bastante emocionada com o que acabara de ouvir e presenciar, agradeceu a Deus e convidou o seu sobrinho Túlio para conhecer de perto a casa espírita.


Carlos Pereira



Sugestão de Atividade:













Agora que tal você usar da sua criatividade e desenhar numa folha de papel, a sua casa espírita, com todos os detalhes que você aprendeu na estorinha do Túlio ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário