segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A História de Allan Kardec

















Naquela manhã, na pequena sala reservada para evangelização, estavam todos ansiosos aguardando a chegada da Tia Mara, a evangelizadora da turma. Aquele era um dia muito especial para todos, pois a Tia Mara ia contar a história de um homem iluminado, um grande missionário e sábio que há muito tempo, com a ajuda dos espíritos, trouxe para o mundo importantes revelações a respeito da vida, de Deus e do universo. Conhecendo essas revelações, os homens conhecem também a sua origem e o seu destino :

- O que somos ? de onde viemos ? para onde vamos ? – essas são questões que estão muito bem explicadas nos livros que ele escreveu sempre com muito estudo e auxiliado pelos amigos espirituais.

O Nome desse ilustre amigo é Allan Kardec.



















Quando a Tia Mara chegou, deu um sonoro bom dia para todos:

- Bom dia turminha !!

- Bom dia Tia Mara !! – responderam todos animadamente.

- Como eu havia prometido, hoje vou contar para vocês a história de Allan Kardec – disse ela, tirando da sua prancheta uma grande foto em preto e branco e mostrando para todos. - Esse é o Allan Kardec.



















- Olha, que legal !!, é uma foto bem antiga, não é Tia Mara ?! – comentou Marquinhos.

- Sim Marquinhos, é uma foto muito antiga - respondeu Tia Mara. - Eram assim que eram feitas as fotos, naquela época.

– Conta logo Tia Mara !! estamos ansiosos ! - disse Amelinha.

- Vamos lá então ! Eu quero que todos prestem bastante atenção, pois depois da historia vamos fazer uma atividade, está combinado ?

- Combinado !! – respondeu a turminha.

Tia Mara então, começou a contar a história de Allan Kardec:

- Há muito tempo atrás, no dia 3 de outubro de 1804, num país distante, chamado França, na cidade de Lion, nasceu um menino chamado Hippolyte Léon Denizard, que mais tarde, ficou conhecido com o nome de Allan Kardec.














Desde criança, o menino Hippolyte se mostrou muito inteligente e aprendia tudo com muita facilidade. Aos 11 anos, na escola, substituía o seu professor, Doutor Pestalozzi e ensinava as lições aos seus colegas.

Casou-se aos 27 anos com uma professora primária, chamada Gabrielle Boudet, jovem gentil e graciosa, que o ajudava em suas tarefas educativas.

Foi então, no ano de 1854, que começaram a acontecer fatos muito estranhos... e em 1855, o professor Hippolyte foi convidado pelo seu amigo Senhor Carlotti, a participar de uma reunião bem diferente: as mesas se moviam sozinhas e respondiam as perguntas que lhes faziam, através de sons de batidas.














Ele ficou muito curioso e intrigado. Sendo um grande estudioso, começou a investigar os fatos e descobriu que aqueles fenômenos eram provocados por espíritos.

– Isso mesmo turminha !, eram os espíritos que se manifestavam utilizando aquela linguagem de sinais. E foi assim que o professor Hippolyte começou a conversar com eles, nas reuniões e a aprender coisas novas.

Os espíritos lhe pediram para anotar e estudar todos aqueles ensinamentos e com eles o professor Hippolyte escreveu e publicou vários livros. O conjunto dessas obras deu origem ao que se chamou de Espiritismo, ou seja, Doutrina dos Espíritos.

O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno, A Gênese, O Evangelho Segundo o Espiritismo, são os nomes de alguns desses livros que o professor Hippolyte publicou assinando com o seu novo nome: Allan Kardec.

- E aí turminha ?, o que vocês acharam da história ?

- Legal !! – responderam todos.


Tia Mara encerrou a aula de evangelização distribuindo gravuras sobre a vida de Allan Kardec, para a turminha colorir.



Carlos Pereira






Um comentário: